A SABEDORIA DO "VELHO" BOB MARLEY

FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR - Teatro dos Sentidos

FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR

Teatro dos Sentidos


Informações sobre o que é “O Teatro dos Sentidos”

O Teatro dos Sentidos é fruto da pesquisa da professora e diretora teatral Paula Wenke em 1997. Uma das principais características desse tipo de encenação é que os narradores geram uma comunicação direta com a platéia. Sua função é descrever o que não pode ser visto, nem adaptado a diálogos. Também estimulam o envolvimento do público provocando suspense, dúvida e emoções.

A encenação é idealizada especialmente para uma platéia de deficientes visuais ou para um público com olhos vendados, pois a disposição espacial de palco como nós conhecemos, com atores acima e a frente do público, não fazem sentido para o deficiente visual. Esta modalidade de teatro é caracterizada pela utilização de textos particularmente adaptados, resultando na máxima estimulação dos sentidos remanescentes (audição, olfato, paladar e tato), suprimindo a visão. O espectador experimenta uma enorme riqueza de sensações e compreende totalmente a história encenada.

É teatro para NÃO ser visto, ou para ser “visto” de outra maneira. A imagem do que ocorre é fruto da criação interna e pessoal de cada espectador. O que é provocado é o que chamamos de INTRAVISÃO (visão interior). A fantasia é estimulada pelos outros sentidos.


O que faremos aqui é uma adaptação da técnica de encenação do Teatro dos Sentidos, através de um pequeno texto que desenvolvemos para compartilhar com vocês. É preciso descanso para os olhos, é preciso espaço e liberdade para a imaginação que não pode ficar empobrecida. Vivemos uma época onde a imagem impera e o individualismo aumentou a distância entre as pessoas. A visão é o único sentido que se dá por reflexão, à distância. O tato, o paladar, o olfato e a audição ou tocam ou penetram. São sentidos que exigem maior proximidade, intimidade. Neste contexto o Teatro dos Sentidos pode ajudar a reparar essas diferenças contribuindo para a inclusão cultural e social não só do deficiente visual, mas também de portadores de outras deficiências.



REFERÊNCIA:

http://www.paulawenke.com/paula-wenke/pt/videos/index.htm






FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR

“Há coisas muito especiais que só se vêem com o coração”

Nós estamos lhe propondo uma viagem incomum. Uma viagem através dos sentidos, então venha conosco: feche os olhos para ver melhor.

Você pode não ver uma rosa, mas pode sentir o cheiro das flores, (uma rosa e perfume)

Você pode não ver uma fruta madura, mas pode sentir seu cheiro e sabor, (tangerina)

Você pode não ver o sol, mas pode sentir o calor que ele transmite, (lanterna)

Você pode não ver os pássaros, mas pode ouvir o seu canto, (apito de pássaros)

Você pode não ver a chuva que cai molhando a terra, mas pode senti-la em seu rosto, (pulverizador de água)

Você pode não ver o céu azul e suas nuvens brancas que formam belos desenhos, mas pode usar sua imaginação e sentir como são macias as nuvens do céu, (bolas de algodão)

Você pode não ver o colorido das balas e doces, mas pode sentir o sabor de um chocolate, (balas e chocolate)

Você pode não ver o lindo gatinho que está próximo, mas pode tocá-lo e ouvir sua bola azul com guizos, (a bola de guizos e bicho de pelúcia)

Você pode não ver o inverno, mas pode sentir como tudo fica mais frio (gelo)

Você pode não ver o vento, mas pode senti-lo em seu rosto, (leque)

Você pode não ver o fogo, mas pode sentir o calor que ele produz, (isqueiro)

Você pode não me ver, mas pode sentir a minha presença ao seu lado, (ficamos ao lado e tocamos as pessoas)

Você pode não ver meu sorriso, mas ao tocar-me sentiras, (levamos as mãos das pessoas aos nossos rostos)

Você pode não ver meu rosto triste, mas pode sentir as lágrimas que brotam dos meus olhos cegos, (pingamos água com o conta-gotas)

Você pode não ver minhas mãos, mas posso pegar as de um amigo,

Você pode não ver, mas seu coração pode sentir que existe um mundo de sensações e sentimentos que podemos compartilhar.

Ouça a música, não é necessário ver para sentir a beleza que a poesia nos transmite.


Eu QUERO SOL NESSE JARDIM – Música da Banda Catedral



Material para o Teatro dos Sentidos

Encenação utilizando o Teatro dos Sentidos com os materiais: algodão, leque, conta-gotas, perfume, flores, lanterna, pulverizador de água, chocolate e balas, objetos que produzam som, apitos, isqueiro, guizos, a bola azul de vivi (nunca usada por ela), bicho de pelúcia, papel para amassar.


10/10/2010