GESTÃO PARTICIPATIVA: Mapa Conceitual

VERSOS SOBRE O VERBO (Relatório Final do Estágio)

Verso sobre o Verbo

Pedirei licença ao grande poeta João Cabral de Melo Neto
Para usar seu poema “Morte e Vida Severina”. Será correto?
Para fazer um poema – de “pé-quebrado” bem sei –,
Sobre uma escola aqui de perto, onde o estagio iniciei,
Sendo nobre a intenção e a serventia,
Ele há de me perdoar, por esta pobre poesia.


O DIRETOR EXPLICA AO ESTAGIÁRIO QUEM É E A QUE VAI
— O meu nome é Roberto,
mas tenho outro de pia.
Mas como há muitos Robertos
por estas terras da Bahia,
deram então ao me batizar,
Roberto Rivelino Batista Factum dos Santos
para que eu seguisse com alegria,
mais isso ainda diz pouco:
sobre minha formação em Pedagogia,
concluída na UNEB - Universidade Estadual da Bahia.
Minha pós-graduação em Metodologia da Pesquisa
lá também fiz um dia
entre os anos de 1999 a 2000, bons tempos, diria.
Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Roberto
diretor da Escola Comunitária da Canabrava direi,
desde 1998 a ela minha vida votaria.
O ESTAGIÁRIO ENCONTRA A PRÁTICA DA GESTÃO PEDAGÓGICA E PERGUNTA SOBRE O QUE ELA VERSA
— A quem estais servindo,
irmã das letras,
que proposta versas?
dizei que eu saiba.
— A Escola Comunitária de Canabrava,
filho da pedagogia que aqui conosco o estágio inicia,
sobre a Prática da Gestão Pedagógica
tuas perguntas principia.
— Diz-me então
irmã das letras,
onde foi que começou
vossa jornada?
— Em 1979, ano da escola fundada,
em 1994 pelo Estado reformada, em 1998 municipalizada.
Em 1998 desenvolveu suas primeiras atividades pedagógicas,
tendo como referência os cadernos Pedagógicos:
poemas, contos., receitas, textos expositivos
da escola foi o início de uma longa caminhada.
No ano de 1999, a gestão escolar começou a construção
do seu PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola)
detectando fatores críticos da unidade ensino/currículo,
regimento, recursos humanos, ambiente inadequado, evasão,
além de auto índice de reprovação.
Com base nessa análise efetuada pela direção,
Em conjunto com professores e contando com a coordenação
do pessoal da SECULT, CRE e CENAP iniciou-se os trabalhos
Administrativo Pedagógico que culminou na organização
do plano de melhoria do processo ensino/aprendizagem
e também foram estabelecidos de mecanismos efetivos
de participação da comunidade de lá
interna e externa, através do conselho escolar.
Atualmente a escola tem como eixo a “Cidadania”,
dispõe de sua Proposta Pedagógica, Regimento Interno,
além de contar com seu Conselho Escolar.
Na Proposta Pedagógica desenvolvem-se projetos
por área de conhecimento e projetos setoriais,
para que todos possam saber muito mais,
abordando temas como Meio Ambiente,
Sexualidade, Diversidade Étnica,
Preservação do Patrimônio Escolar,
além da Pluralidade Cultural trabalhar.
Atualmente a escola reduziu a evasão escolar,
o alto índice de reprovação, do turno noturno a evasão.
Em 2005 2,9 seu índice, em 2007 foi para 3,6
para 2009 sua meta de 4,6 foi o que fez!
A Unidade de Ensino conta com o Programa
de Educação em Tempo Integral
e o empenho de toda comunidade escolar
para em 2010 a média 6,0 alcançar.
O ESTAGIÁRIO DIRIGE-SE A UMA FIGURA QUE DEPOIS, DESCOBRE TRATAR-SE DE QUEM SE SABERÁ
— Muito bom dia senhora,
que nessa escola está
sabes dizer se é possível
descrever-me o Regimento Escolar?
— Queres que fale tudo que faço
nessa unidade escolar?
— O defino estrutura e funcionamento
da Escola Comunitária de Canabrava
que no bairro do mesmo nome está,
municipalizada por ato de Criação,
Portaria nº0491/98, art. 43,83º LC 14/96,
CRE Cajazeiras – código 1003.
lhe digo em bom português.
— O presente Regimento,
define estrutura e funcionamento
didático pedagógico, além do disciplinar,
canal de consolidação é sua finalidade
é função social da escola, o saber crítico estimular
para o Sistema Municipal de Ensino competências sinalizar.
— Estagiário agora vou falar,
os princípios e objetivos do ensino,
do nosso Regimento Escolar,
fundamentados nos Art. 3º 12º e 22º da LDB
9394/96 é onde vai encontrar
— Também no Parágrafo Único
os objetivos, metas e projetos da Unidade Escolar
atendem as características e peculiaridades
deste bairro da nossa cidade
respondendo a construção
do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE,
Lei 10.639/2003, Proposta Pedagógica e Plano de Gestão,
Diretrizes de Educação Ambiental,
Estatuto da Criança e Adolescente
Lei Federal 8069/1990, isso é fundamental.
— Estagiário preste atenção
nas coisa que vou lhe contar:
organização e funcionamento da escola
o seu processo devem consolidar
de autonomia e fortalecimento,
da Unidade Escolar.
200 dias letivo é o cumprimento.
800 horas/aulas ou 20 horas semanais
conforme o artigo 24 da LDB 9394/96 nem menos, nem mais.
Oferecer condições do ensino pleno desenvolvido
O controle de freqüência de 75% é o exigido
para aprovação do aluno e do ano letivo cumprido,
— Senhora agora me fale
Da Gestão Democrática
se nessa escola é prática?
— De ensino público é gestão democrática:
nos artigos 14 e 15 da Lei nº9394/96 estabelecida
a LDB suas diretrizes regimentais básicas dita:
administrativa e financeira nas Unidades Escolares
e o exercício da autonomia pedagógica possibilita
através da co-gestão de forma a garantir
o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas existir,
assegurando a qualidade no processo ensino aprendizagem.
— Os Princípios agora vou enumerar:
I – Participação efetiva dos diferentes segmentos
da comunidade escolar se dá
através do Conselho Escolar;
II – Uso ordenado dos recursos públicos,
responsabilidade na manutenção e na otimização
de sua aplicação e distribuição;
III – Nos procedimentos pedagógico administrativos
transparência é determinação;
IV – Capacidade da escola coletivamente,
formular, implementar e avaliar
sua proposta pedagógica e seu plano de gestão;
V – Valorização da escola
enquanto local privilegiado
de execução do processo educacional
—Estes sãos nossos princípios
para melhorar a qualidade do ensino nacional
O ESTAGIÁRIO CHEGA À FINAL DA JORNADA, QUE O FAZ PENSAR, SE CONSEGUIU FALAR DE TUDO
— Agora se me permite
mais uma vez perguntar:
como senhora, comadre,
o PDE pode apresentar?
— Vou explicar rapidamente, logo compreenderá:
acredito que posso, a você ajudar.
— E ainda se me permite que volte a perguntar:
será que falamos de tudo
de maneira tão singular?
— De algumas falamos, de outras não
e a melhor de quantas há:
lhe falarei de antemão
do PDE a identificação e caracterização.
Participaram da elaboração
Roberto Factum, Amanaiara Miranda,
Cláudia Daltro e Jaqueline Moura,
Sendo Jaqueline a sua coordenadora.
O nível de ensino da escola é o Fundamental
Localizada em zona Urbana Periférica
447 alunos é o número total.
As disciplinas com baixo desempenho
é matemática e português.
— Principais problemas aparentes:
Espaço físico; envolvimento dos pais nos projetos da UE;
Envolvimento do Conselho Escolar nos projetos da UE;
Distorção idade/série, pois é!
— Problemas que resolveremos prioritariamente:
Disciplinas críticas – Matemática e português em todas as séries;
Envolvimento dos pais nos projetos da UE;
Envolvimento do Conselho Escolar nos projetos da UE.
— Bem me diziam que a lida se faz mais branda e macia
quando mais do final
a viagem se aproxima.
Agora afinal vou chegar
aos Fatores Determinantes da Eficácia Escolar:
Ensino-aprendizagem
Práticas efetivas dentro de sala de aula pra mudar
e o processo ensino-aprendizagem efetivar
rendimento contínuo dos alunos avaliar
e o processo ensino-aprendizagem efetivar
Gestão de processos
Conselho/colegiado escolar atuante
Gestão participativa do processo constante
Objetivos claros é importante
Gestão participativa no processo constante
Participação da comunidade na gestão escolar
Envolvimento dos pais e da comunidade prá mudar
Envolvimento dos pais na aprendizagem motivar
Envolvimento dos pais e da comunidade prá transformar.
ASSISTE OS PROFESSORES DESCREVEREM SOBRE A VISÃO ESTRATÉGICA DEFINIDA NO PDE E SOBRE A ESCOLA
— Essa escola em que estás,
com palmos medida,
é a cota maior
que tiraste em vida.
— É de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe
neste latifúndio.
— Não é área grande.
é área medida,
é a escola que querias ver erigida.
— Os nossos valores é o respeito pelo individual
respeitando as pessoas e considerando
suas diferenças socioeconômica e cultural.
— Buscamos e apoiamos ideias inovadoras
que o processo ensino-aprendizagem facilitem
as atividades pedagógicas são planejadas
de forma que todos participem.
— Nossa visão de futuro pretendida,
ser uma escola reconhecida
pela qualidade do serviço oferecida
e pelo respeito a individualidade do educando
através de um trabalho participativo, inovando,
que se caracteriza por uma relação dialógica,
dando ênfase à troca e à parceria
entre todos os agentes envolvidos
no processo ensino-aprendizagem de todo dia.
—Nossa missão é oferecer
à nossa comunidade
um ensino de boa qualidade,
respeitando, do local, a diversidade
com uma visão crítica e reflexiva
de sua realidade socioeconômica.
Para tanto, procuraremos trabalhar
dentro de propostas construtivista,
incentivando a participação e transformação da sociedade.
—Nossos objetivos estratégicos é elevar
o desempenho acadêmico dos alunos
e a gestão escolar modernizar.
— Atenção peço, senhores,
para esta breve leitura:
pela coisa que foram ditas
vou completar a figura.
Outras coisas que estou vendo
é necessário que eu diga:
vejo coisa que o trabalho
talvez até lhe conquistem:
que é mudar-se pra melhor
dos que em Canabrava resistem.
O DIRETOR FALA COM O ESTAGIÁRIO QUE ESTEVE A OUVIR E ANOTAR TUDO
— Estagiário, estudante,
deixe agora que lhe diga:
se foram boas as respostas
das perguntas que fazia,
se não vale mais deixar
da profissão de ensinar,
nem conheço essa resposta,
se quer mesmo que lhe diga
é difícil defender,
só com palavras, a escola,
ainda mais quando ela é
esta que vê, sofrida
mas se responder não pude
à pergunta que fazia,
ela, a escola, a respondeu
com sua presença viva.
E não há melhor resposta
que o ensinar/aprender:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar na esperança
em aprender a ler a criança
mesmo quando é assim tão pequenina
e de vida tão sofrida
magra, pequena, franzina
mas com uma certeza no coração
que um professor a ela ensina.


REFERÊNCIA

Morte e Vida Severina, o texto mais popular de João Cabral de Melo Neto, é um auto de natal do folclore pernambucano e, também, da tradição ibérica. Foi escrito entre 1954-55.

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/textomorteevida


RELATÓRIO DO ESTÁGIO
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA
ESTÁGIO I
18 DE NOVEMBRO DE 2010
JONATHAS MONTEIRO DO CARMO