A WEBQUEST

SOBRE A WEBQUEST

"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Bernie Dodge

Criada em 1995 por Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual da Califórnia, a WebQuest tem sido utilizada por professores como uma atividade de aprendizagem cooperativa, que aproveita a imensa riqueza de informações da Internet através da investigação orientada. A ideia principal era facilitar a pesquisa dos alunos para que eles produzissem trabalhos escolares sobre qualquer tema.

Concebida e construída segundo uma estrutura lógica contendo os seguintes elementos estruturais: introdução, tarefa, processo, recursos, orientações, avaliação e conclusão. Não há conduta básica, mas são as propostas de trabalho que engajam os alunos nas tramas do aprender e dão alma a WQ. Um dos princípios do modelo e o de que as situações de aprendizagem precisam favorecer contatos dos alunos com materiais autênticos. Ou seja, é preciso fazer com que eles trabalhem com as fontes de informação comuns de nosso cotidiano (artigos, revistas, relatórios, sites da Web etc.).

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A WebQuest sempre parte de um tema e propõe uma tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo. Existem diversas formas para se concluir uma WQ: podemos solicitar desde uma simples apresentação através de um cartaz, uma apresentação em PowerPoint, vídeo, representação teatral, etc.

ABAIXO ALGUMAS WEBQUEST CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES:

www.profjoaobatista.com.br/page7.php
rafaelnink.com/blog/category/recursos-educacionais/
crispassinato.wordpress.com/.../tipos-deprofessores-
www.erikamanzoti.com.br/?page_id=2
www.profmedeiros.com.br/tema10.asp
cybelemeyer.com.br/falandosobre/?m=200910
miriamsalles.info/wp/?tag=material-didatico&paged=14
www.andersonpimentel.pro.br/webradio/blog.doc
www.meuartigo.brasilescola.com › Educação
www.vanja.pro.br/
fabioalexandre.pro.br/7.html

0 comentários:

Postar um comentário