PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

O plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.

Criação de um Plano de Aula

O Mural Literário


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Paulo Freire
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Ano: 6º
Turma: B
Professor: Jonathas M. do Carmo


2. OBJETIVO ESPECÍFICO:
• Produzir resenhas literárias.
• Saber reconhecer num texto os aspectos discursivos que necessitam de revisão e aprimorar o material.

3. OBJETIVOS GERAIS:
• Produção de texto.
• Revisão.

4. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS:
Conceituais:
• Produção de texto.
• Revisão.
Atitudinais:
• Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.

5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Resenhas literárias publicadas na mídia e livros já lidos pela turma.

6. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
• Dividir a turma em 10 grupos, de 3 alunos, onde cada grupo ficará responsável por criação de textos de acordo com o material lido e pesquisado.
• O projeto seguirá algumas etapas que listamos a seguir:

1ª etapa
Reunião com os alunos e explicação que a finalidade delas é apresentar um trabalho final para apresentação. Seleção dos grupos, em número de 03 cada, para que analisem o que os textos escolhidos têm em comum com o tema proposto e a disciplina.

2ª etapa
Os textos produzidos serão colocados no mural da escola para serem lidos por outras pessoas. A produção será analisada por todo o grupo, seguindo algumas orientações. A revisão deve ocorrer durante a construção do próprio texto, priorizando alguns aspectos (coerência e pontuação, por exemplo).

3ª etapa
Cada grupo deve escolher algumas obras e produzir sua resenha. Vale lembrar que no início do texto deve haver as marcas desse gênero: o título, o autor, a editora e o nome de cada aluno.

4ª etapa
Os grupos deverão entregar sua produção para outro grupo para que estes revisem o texto feito por eles na 3ª etapa. Eles terão de discutir os aspectos já vistos coletivamente para que o material seja mais bem compreendido e sinalizar as sugestões com relatórios para os autores. Após a revisão, devolva as resenhas a seus autores, que podem ou não acatar o que os colegas sugeriram.

5ª etapa
Escolha de um dos textos produzidos e avaliados pelo grupo como bom, para ser revisado coletivamente. Transcrever no quadro (sem os erros ortográficos para que os alunos não se ocupem com essa correção). Explique os procedimentos para que todos pensem sobre a adequação das palavras e considerem outras formas de escrever. Questione se a organização do texto respeita o gênero. Os autores devem ter a palavra final sobre as mudanças sugeridas.

8. AVALIAÇÃO:
• Avaliaremos a coerência entre os resultados da produção dos grupos e os aspectos modificados na revisão. Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais. Será observado nas revisões, se os estudantes utilizaram elementos dos textos de referência para agregar qualidade às novas produções. É essencial que tenham conseguido alcançar os objetivos pretendidos. No caso de textos que apresentem muitos problemas, fazer nova revisão e discutir os aspectos que precisam ser melhorados.

9. TEMPO PREVISTO:
• Os trabalhos serão desenvolvidos na 2ª unidade.

10. REFERÊNCIA:
• Sites, resenhas literárias publicadas na mídia e livros sugeridos.


PRODUTO FINAL

• O Mural Literário

0 comentários:

Postar um comentário